Tratamentos não medicamentosos para TDAH em adultos

Fonte: Harvard Health Publishing.

Embora o TDAH seja uma condição mais frequentemente associada a crianças, é também um desafio enfrentado por mais de 4% dos adultos nos Estados Unidos. O TDAH não tem cura, mas medicamentos e estratégias comportamentais podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar o funcionamento.

Os pilares do tratamento para o TDAH são medicamentos, psicoterapia e várias formas de coaching e técnicas de enfrentamento. Embora os medicamentos sejam considerados tratamentos de primeira linha para o TDAH, alguns médicos hesitam em prescrever medicamentos para o TDAH a adultos devido ao maior risco de interações medicamentosas.

Se você está tendo problemas com o funcionamento diário por causa do TDAH, então faz sentido tentar o tratamento medicamentoso. Se o impacto do TDAH for menor e você tiver descoberto estratégias de enfrentamento sem um diagnóstico formal e um plano de tratamento, seu médico poderá aconselhar tratamentos que não envolvam medicamentos.

Medicamentos

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos para o TDAH, embora também seja importante obter aconselhamento regular e desenvolver estratégias para ajudar a aumentar a atenção e reprimir o comportamento impulsivo. Os medicamentos para TDAH podem reduzir a hiperatividade, o comportamento impulsivo e os problemas de atenção, permitindo que você tenha um melhor desempenho em casa, no trabalho e na escola, e funcione com mais consistência e sucesso em sua vida diária.

Terapia cognitiva comportamental 

Uma abordagem amplamente utilizada para o TDAH é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Este tipo de psicoterapia ajuda as pessoas a transformar padrões de pensamento negativos em formas de pensar positivas e saudáveis. A ideia é que se você mudar a maneira como pensa sobre uma situação, seus sentimentos e comportamentos também podem mudar. Por exemplo, a TCC pode ajudar a mudar o pensamento de “tudo ou nada”, no qual muitas pessoas com TDAH tendem a pensar que suas realizações devem ser perfeitas ou um fracasso.

A TCC está muito focada em fornecer ferramentas para ajudá-lo a lidar com o estresse e os desafios da vida. Trabalhar a autoestima também é um aspecto importante do tratamento do TDAH.

Terapia emocional 

O TDAH pode levar a altos e baixos emocionais frequentes. Apenas esperar na fila pode deixar uma pessoa com TDAH bastante irritada. Assim como pequenos contratempos, como um projeto que não dá certo ou um chefe que altera prazos. 

Também é comum que adultos com TDAH tenham outros problemas de saúde mental. Estima-se que 50% dos adultos com TDAH, por exemplo, também tenham transtorno de ansiedade, de acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América. Ter TDAH junto com outra condição pode interferir gravemente no funcionamento diário.

Se você sentir sintomas emocionais de TDAH, pode ser útil encontrar um psiquiatra ou outro tipo de terapeuta para discutir como a psicoterapia pode ajudar nos desafios de sua vida.

Fonte: https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/non-drug-treatments-for-adult-adhd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *